{Espécies} Tumbérgia Arbustiva

Se você está procurando um arbusto para fazer uma cerca-viva, para plantar junto à muros e cercas, eu super recomendo a Tumbérgia!

(foto de arrasar daqui)

Este arbusto é muito utilizado em projetos de paisagismo, porque além de fornecer uma ótima barreira visual também dá flores roxas lindas, principalmente na primavera e verão.

Outra vantagem é que ela pode ser utilizada (podada ou não) em diversas alturas, em geral de 1,00m até 2,00m (a espécie atinge 2,5m). Na imagem acima a Tumbérgia sem poda, e abaixo ela podada fazendo uma cerca-viva que parece ter uns 2,0m de altura. Olha as flores salpicadas pelo podado que coisa linda!

Não confundir com a Tumbérgia Trepadeira. É parecida, mas como o nome já diz, a outra é uma trepadeira e não um arbusto. Aliás o nome científico do arbusto é Thumbergia erecta. E da trepadeira, Thumbergia grandiflora.

Aqui uma exemplo de uso da Tumbérgia, podada mais alta atrás, com um podado mais baixo de buxinho na frente, e grama-amendoim como forração. “Forração” é sempre uma espécie rasteira que vai “cobrir” a terra, e “podado” é um arbusto “podado” no formato e altura desejados.

Na imagem acima a Tumbérgia sem poda, plantada no jardim lateral de uma casa. Esta espécie deve ser utilizada a pleno-sol ou meia sombra, ou seja, em local que pegue sol o dia todo, ou pelo menos em um período do dia.

Esqueci de anotar as fontes das imagens, se for dono de alguma é só me avisar que coloco os créditos. A penúltima é da Casa&Jardim.

Bom final de semana para todos! :)

Comentários via Facebook

Comentários via Facebook

7 thoughts on “{Espécies} Tumbérgia Arbustiva

  1. Ricardo Roberto V. Pereira

    Para plantar a arbustiva, junto ao muro, são necessárias quantas mudas por metro?
    Muito legal você colocar as fotos que tornam visíveis a diferença entre a arbustiva e a trepadeira.

    Obrigado,
    Ricardo

    1. Suzana Lúcia Proença

      Olá, qual o espaçamento utilizado entre as mudas de tumbergia arbustiva, quando plantadas junto ao muro?

  2. Alexandre Braga

    Ola! Adorei a ideia de fazer uma cerca viva com tumbergia arbustiva fica lindo mesmo, gostaria de saber qual a melhor parte do galho para se propagar mudas dessa beleza, Mais lenhosos ou a ponta dos galhos novos.

  3. diogo Rezende

    Obrigado pelo assunto tratado nesta ṕagina, eu sempre gostei de jardinagem.

Comments are closed.